quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Em favor da inviolabilidade de cultos.


Abaixo assinado para que se torne inviolável o direito dos Templos Religiosos de matrizes afro-cultural ( terreiros de candomblé e umbanda ) em praticar livremente seus rituais de sacrifício animal, sendo estes de consumo alimentar tais como aves, caprinos, suínos e bovinos. Instituindo também que as autoridades competentes de cada município criem lugares específicos em seu território destinado às entregas de oferendas, reservando também áreas na reserva natural, tais como matas ou florestas para tais atos e rituais. Sendo estes locais destinados, previamente consultados através de convocação as lideranças religiosas de cada município para sua aprovação.
18 out (1 dia atrás)

Rafael


Tendo em vista alguns projetos de leis que ferem a CF Lei n.º 5/98/M de 3 de Agosto-Liberdade de religião e de culto. É absurdo e intransigente alguns mínimos seguimentos da sociedade quererem interferir nos ritos do Candomblé, Nação, Umbanda e Kimbanda, promovendo leis municipais e estaduais que criminalizam não tão somente a religiosidade afro-descendente como também de forma extremamente arbitraria pratica violência sobre a cultura AFRO BRASILEIRA. Por este motivo lanço esta proposta para que seja avaliada e com apoio da sociedade seja legalizada.

O Candomblé e Umbanda, como suas demais ramificações constituem um patrimônio cultural e imaterial da sociedade Brasileira transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, interação com a natureza e sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo, assim, para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

A UNESCO define como Patrimônio Cultural Imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas e também os instrumentos, objetos, artefatos e lugares que lhes são associados e as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos que se reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. Por este motivo não podemos permitir a demonizaão de nossa cultura e crença, que tão somente não o é, mas sim uma identidade cultural e social que em nada tem haver com mal tratos aos animais e degradação ao meio ambiente. Sendo esta na realidade promotora da proteção á natureza, à fauna e a flora, pois destes meios que vêem suas crenças. 
18 out (1 dia atrás)

Rafael

ASSINE TAMBÉM


Como veêm copiei de um post em uma comunidade afro,pois achei de extrema importância o fato.

Espero que meus irmãos de fé se interessem pois é CHEGADA A HORA DE LUTARMOS!!!!!

QUE A MÃE IANSÃ ABENÇOE A TODOS.

Petição Pública Brasil - O abaixo-assinado foi assinado com sucesso.

Petição Pública Brasil - O abaixo-assinado foi assinado com sucesso.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Está na hora de acordar!!!!!!!!!

É com imensa tristeza que uso este blog para este assunto...
Não é de hoje que sabemos de muita "PALHAÇADA" que anda acontecendo por ai em nome de nossa religião.
Pois bem,já que a maioria esmagadora dos emails que recebo são de reclamações as vezes desesperadas e perguntas absurdas,percebi que é melhor tocar logo "NA FERIDA" do que deixar prá lá...
Quem me conhece sabe que não gosto de discutir FUNDAMENTOS,pois nossa religião vem oriunda de vários locais da AFRICA,isso faz com que ela tenha os fundamentos de acordo com a LINHA que vem "puxando"...
Exú eu costumo dizer que é como vampiro,só entra na tua vida se voce convidar,senão...Mas existem irmãos se incorporando com "criaturas"(pois não sei bem o que é)se dizendo EXÚS , CABOCLOS e SANTOS e fazendo da vida de leigos e curiosos uma tortura.
EX:
@Monica me envia email implorando que eu interceda (segundo ela) a JOÃO CAVEIRA pois ao se consultar com o dito exú em PORTO ALEGRE,este não aceitou seu não como resposta ao querer que ela fosse sua filha e desde então ele aparece a qualquer hora do dia ou da noite em seu apartamento,voces acham que é de forma espiritual?não amigos ele pega um ônibus e vai caminhando até a a casa da pobre...

@Waleska também de PORTO ALEGRE é usuária de drogas e estava pensando em entrar para a religião,pois ao cheirar se achava muitas vezes "incorporada" por uma pomba gira. Por imaginar que os exús sendo eles as entidades mais próximas aos vícios terrenos buscou ajuda em um terreiro próximo a sua casa,afinal eles poderiam lhe ajudar nesta caminhada (deixar de usar drogas) que a gente sabe ser bem difícil, ao tentar se incorporar na casa que frequentava  lhe disseram "QUEM SABE" ela dava uma "cheirada" ou bebia um pouco ficaria mais fácil receber a tal entidade...

@Kico até então falei de exús...agora santo que pede ao cliente que após terminar de despachar os axés na beira do guaiba(segundo ele um TABULEIRO DE MISERICÓRDIA) leve o santo para comer um cachorro quente do rosário...e pediu refri.mas quem pagou foi o @Kico...

@Ana numa terreira de umbanda um caboclo sai da roda e vai em direção aos fundos do pátio local onde se encontram os banheiros,por ter fila para usá-los o caboclo decide fazer "XIXI" atrás da casa mesmo e pede a @Ana ( que era a última da fila) que segure a guia enquanto o mesmo esvaziava a bexiga do "cavalo"ao ver a cara da pobre que pela primeira vez ia a uma terreira ele avisou:E SE CONTAR PARA OUTROS DESTRUO TUA VIDA!!!

Tenho muitos mais  emails amigos...triste demais...

Nossa religião está sendo corrompida nem sei pelo que??????
Francamente...
Talvez tenha chegado a hora de colocarmos um fim a isso tudo e abrir nossa boca escancarando de vez o que é verdadeiro ou falso.
Não tenho partido político,não sou candidata,mas acho que está faltando LEIS MAIS RIGOROSAS para impedir que a PALHAÇADA se espalhe mais e mais por nossas terreiras.
E CHEGADA A HORA DE NOS UNIRMOS e colocarmos VEREADORES,DEPUTADOS,SENADORES que façam parte de nossa religião,pois não temos onde reclamar se as organizações ou federações afros não estão cobrando,não estão fechando estas PATIFARIAS que se dizem religiosos. Isso é um pouquinho dos relatos recebidos por esta que vos tecla.

Aos leigos que leem este blog RECADO:nada do que foi descrito aqui como relato e desabafo nos emails é possível ou aceitável em nossa religião,somos honestos em nossa crença,nossos caboclos não vão ao banheiro,nossos exús não andam por ai soltos rua a fora,santo não vai ao cachorro-quente da esquina comer,mas o mais importante:NÃO ACEITAMOS DROGAS EM NOSSAS TERREIRAS,antes pelo contrário,tentamos afastar algum espírito sem luz que estiver prejudicando a pessoa.

Procurem se informar sobre terreiros honestos e irmãos de fé,não se enganem por beleza ou luxo,não se vendam por festas e salões riquíssimos,busquem informações sobre o fundamento do líder:de onde vem? quem é seu BABÁ,de onde é a "bacia"informações muito importantes vejam se o dono da casa é afiliado a alguma de nossas federações,NÃO SE DEIXEM LEVAR POR APARÊNCIAS!!!!!!!!

Que a MÃE IANSÃ ABENÇOE A TODOS.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

ORI IE,IEUU MAMÃE OXUM.!!!!!!!!!!!

"Eu vi mamãe oxum na cachoeira,
 sentada na beira do rio
 colhendo lírio,lirio, li
 colhendo lírio,lírio,lá
colhendo lírio pra enfeitar nosso congá."
trecho de um de seus mais de 1000 pontos cantados em nossos terreiros de umbanda.
Retirei do blog de são sebastião este trecho:

"# -Oxum é Orixá que domina as mulheres de modo geral. É conhecida como Orixá da fertilidade, do amor e também a protetora das gestantes. Oxum tem grande atuação sobre as mulheres solteiras. Embora isso não seja uma regra, é ela quem protege a juventude. Oxum domina as cachoeiras .Oxum consolida nos filhos da Umbanda a força da mediunidade, fortificando-a nos banhos de cachoeira.
Oxum representa a beleza e a pureza. Ela é evocada nos templos de Umbanda para limpeza fluídica das pessoas e do ambiente dos nossos templos. Por representar a moral e o modelo de mãe, ela é respeitadíssima nos templos de Umbanda.
Oxum representa a fertilidade, é a ela quem recorrem as mulheres que desejam engravidar. A Oxum recorrem todos que se sentem angustiados, desprezados e estéreis.
Orixá Oxum
Oxum é o exemplo de mãe que nunca desampara seus filhos. Tenha fé em Oxum, aumente sua devoção por ela, faça como os caboclos, os pretos velhos, crianças e protetores da Umbanda: respeite-a sempre. -"#

Mãe oxum é orixá da beleza,da candura,mãe do ouro,do progresso.
ORI IE,IEU senhora mãe, nos abençoe e nos cubra com seu manto dourado como os raios de sol,traga felicidade,paz e harmonia dentro dos lares e que seu nome leve amparo aos necessitados,incluindo asilos e orfanatos.
Que o DIA DAS CRIANÇAS que é comemorado junto com a senhora traga alívio aos pequeninos e sofredores muitas vezes dentro de seus próprios lares.MÃE... NOS PROTEJA.
IE,IEUOOOO senhora mãe!

sábado, 8 de outubro de 2011

O QUE FAZ O BALÃO SUBIR????

Tive o prazer de receber uma mensagem de um facefriend que me comoveu e ao mesmo tempo me fez pensar sobre o preconceito e falta de informação que algumas pessoas muitas delas que  se dizem umbandistas inclusive,tem com nossas pomba giras e exús.
Apreciem por favor:

Era uma vez um velho homem que vendia balões numa quermesse.
Para atrair compradores, o homem deixou um balão vermelho soltar-se e elevar-se nos ares.
Estava ali perto um menino negro.
Estava observando o vendedor e, é claro apreciando os balões.
Depois de ter soltado o balão vermelho, o homem soltou um azul, depois um amarelo e finalmente um branco.
Todos foram subindo até sumirem de vista.
O menino, de olhar atento, seguia a cada um.
Ficava imaginando mil coisas... Uma coisa o aborrecia, o homem não soltava o balão preto.
Então aproximou-se do vendedor e lhe perguntou :
- Moço, se o senhor soltasse o balão preto, ele subiria tanto quanto os outros?
O vendedor de balões sorriu compreensivamente para o menino, arrebentou a linha que prendia o balão preto e enquanto ele se elevava nos ares disse:
- Não é a cor, filho, é o que está dentro dele que o faz subir.
                                                         **************************************
Vejam amigos que muitos de nós ainda pensam que QUIMBANDA é sinônimo de "maldades","bruxarias para o mal",somente por que alguns insistem em chamar de lado " negro da religião..."

Já comentei aqui em outro post sobre inúmeros exús e pomba giras que conheço pessoalmente e a luz que eles demonstram ter adquirido em anos em nada me parece de "negro"ou somente do mal.
Resta a nós quimbandeiros repassarmos a verdade sobre nossas entidades,nossas "marias" muito antes de separar casais com certeza lutam por nosso amor...

É sabido que alguns terreiros de quimbanda fazem questão de apagar todas as luzes e trazer a sensação de ambiente mais pesado,porém isso é a maneira que suas entidades acostumaram a trabalhar, não significa que as entidades não gostem de luz ou não sejam iluminadas para práticas do bem,tudo é uma questão de feitura como  já foi comentado em outro post.
É chegada a hora de demonstrarmos aos leigos e desavisados nossa realidade de quimbandeiros "SOMOS FELIZES"Estamos sempre prontos a ajudar pessoas com nossas entidades,as mesmas nunca se negam a auxiliar quem as procure o que muda é "O QUE O SER HUMANO PROCURA"?????  esta é a verdade...


No preconceito racial é a mesma coisa a tendência sempre é de "imaginar" que negros são pessoas capazes de cometer os piores atos,assim como o preconceito sexual onde familiares e parentes tem vergonha da opção sexual de filhos ou outros,imaginando ser"defeito" de personalidade.
É chegada a hora de acordarmos para o progresso religioso que se apresenta,a internet muito nos ajuda nisso resta a nós fazermos nossa parte.

QUE A MÃE IANSÃ ABENÇOE A TODOS.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Incorporação: ????????

.1. Acto ou efeito de incorporar; reunião; junção.

1. Dar corpo a.
2. Dar a forma corpórea a.
3. Misturar.
4. Reunir, juntar, ligar.
5. Incluir.
6. Admitir como membro ou indivíduo.
v. intr.
7. Tomar corpo.
8. Formar parte.
v. pron.
9. Reunir-se (a uma colectividade ou corpo).

esta é a definição de acordo com nosso dicionário de português,mas...para muitos mesmo sabendo o significado permanece a dúvida.Alguns dizem que  a "verdadeira" incorporação é seguida de total entrega ao ponto do médium "pensar" que desmaiou,por não se lembrar de nada que aconteceu...e este pensamento sendo passado a leigos e curiosos de nossa religião cria uma falsa definição de certo ou errado.
Pois bem, nestes anos em que convivi com inúmeros médiuns busquei em cada um a verdade e descobri o que os espíritas já repassavam:existem 3 tipos de médiuns :
1- Médium inconsciente.(não há participação do aparelho)
2- Médium consciente .(pode ver,sentir,ouvir,porém não opina apenas presencia os fatos)
3- Médium sub-consciente . (em alguns momentos está presente em outros não participa)

Então amigos lhes digo que devemos respeitar todas as formas de encorporação,mesmo que nos pareça muitas vezes "palhaçada" o que importa é o nome da entidade a qual o aparelho está usando,pois ela sim irá cobrar do ser humano a falsidade a que está sendo submetida.
Hoje comento sobre isso porque recebi dois emails de pessoas leigas na religião se queixando de algumas "palhaçadas" que presenciaram segundo elas.

A primeira foi a de que numa terreira de exús os mesmos visitavam o banheiro da casa...
RESPONDO:
Médium consciente ou sub-consciente a entidade não domina órgãos vitais,também a o fato do aparelho ter problemas em que ao reter urina possa lhe trazer males a sua saúde.Portanto considero o fato correto afinal nossos guias vem a terra cumprir sua missão,mas não podem destruir o aparelho que usam.

A segunda foi que numa terreira também de exús o dono da casa encorporado  resolveu comer um copo de vidro e pediu socorro ao ter um caco rasgado sua garganta,resumo o tal exú foi para o pronto socorro.
Respondo:
PALHAÇADA!!!!!!!! Provas fazem parte de nossos axés,mas não como provar a alguém e sim voce "recebe" tal axé do pai de santo ou líder espiritual.E nossos líderes só repassam axés a seus filhos quando sabido que eles estão prontos para recebê-los.

QUE A MÃE IANSÃ ABENÇOE A TODOS.

domingo, 2 de outubro de 2011

Ψ ♥ MARIA PADILHA ♥ Ψ

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=5996296
Esta semana tive o prazer de conhecer esta comunidade no orkut.
Muito interessante achei no princípio,mas conforme fui vendo seus tópicos e membros ativos nela,  reparei que ela havia se tornado uma "ferramenta" essencial para nós afro-umbandistas,verdadeiros AMANTES da quimbanda.Lá descobri muitas particularidades de inúmeras outras "MARIAS".
Mas o que me chamou mais a atenção foi descobrir o carinho e respeito que cada um tinha sobre estas entidades que nos acompanham 24 horas por dia,nossos exús ou pomba gira.neste caso especificamente "MARIA PADILHA".
O medo demonstrado por alguns se torna motivo para uma maioria vir em sua defesa, contando sua verdade.
Notasse amor verdadeiro ao falarem sobre seus costumes,bebidas,etc...Ao ponto de nos interessar ler cada resposta uma a uma para entender melhor aquela que nos guia,nos cuida,nos protege.
Amada MARIA,seja ela de cruzeiro,encruzilhada,das almas,do cemitério,da kalunga,rainha,7 poeiras,7 ventanias...sempre MARIA,seja bebendo cachaça,whisky,conhaque,champagne,martini,vinho,licores ou outros.
Sempre MARIA,mãe,amiga.companheira,parceira para lutas e glórias,com roupas finas ou simplesmente vestida.
Fumando cigarrilha,charuto,cigarro,não importa,ao entrarmos nesta comunidade temos a certeza que MARIA PADILHA é aqui ou em qualquer lugar uma das entidades mais conhecidas e respeitadas em nossa religião,pois respeitamos a todas as outras MARIAS,porém nossa PADILHA é  com certeza RAINHA  em sua linhagem de exú.
QUE A MÃE IANSÃ  ABENÇOE A TODOS.