quinta-feira, 3 de novembro de 2011

"CAMARÃO QUE DORME A ONDA LEVA..."

Trecho de um samba que muito tem haver com a nossa realidade infezmente...
Pra falar sobre isso vou voltar a década de 80 amigos,que foi quando eu entrei na religião,nesta época apesar de sermos muito visados pela sociedade talvez por isso mesmo éramos muito mais rígidos com nossos cultos e tínhamos apoio  a  AFROBRAS.
Digo isto pois nesta época delegados eram enviados as terreiras para verificar o andamento dos cultos...Era mais ou menos assim:
Se houvesse um lugar(terreiro)onde se soubesse que algo era feito de maneira não muito correta de acordo com o fundamento a que se dizia fazer parte, um delegado da afrobras era designado para tal visita,sempre sem avisar a casa e se apresentando durante as obrigações...
Era MUITO BOM!!! digo a todos sem medo de teclar bobagens...existia um respeito a federação,aos cultos,aos pais de santo da época,pois a obrigação deveria ser feita de maneira coerente ao fundamento e não como infelizmente é feito agora...
Não pensem que falo isso para dar nomes aos bois e criar atritos,não...Minha intenção é a de chamar a AFROBRAS  ao trabalho,para que tantas coisas que ficamos sabendo e está sendo falado aos 4 cantos de nossas nações mude...
Numa ocasião destas conheci um delegado; IANO ALVES, alguém conhece ?era de nação CABINDA,muito respeitado na época por ser braço direito dentro da afrobras do então presidente  JORGE VERARDI.
Iano foi visitar a casa de SIDNEI DO XANGO que havia a pouco se mudado para ALVORADA,um pai de santo bem conceituado em porto alegre,mas por "vizinhos" mal informados sobre fundamentos a que sidnei usava em sua casa estavam criando lendas e "historinhas", portanto o intuito do delegado era o de verificar observações feitas por denúncias e também "APOIAR" o pai de santo no direito de realizar seus cultos,pois bem amigos,relato o caso por que eu estava presente e admirar tanto o pai de santo que não se fez de rogado e seguiu seu fundamento sem ",medo",consciente de estar fazendo o certo e ao mesmo tempo se sentindo PROTEGIDO por esta federação.
Vejam bem...se hoje acontecesse da mesma maneira creio que não teríamos tantas bobagens sendo ditas por ai " a boca pequena" e nossos líderes estariam com certeza mais tranquilos em relação a feituras e tal,hoje sabemos de absurdos cometidos por minoria que se torna "TRADIÇÃO" entre os novos...
Talvez...talvez fosse o caso das associações, federações,enfim as entidades que existem para nos ajudar também voltassem a cumprir sua verdadeira missão que é a de OBSERVAR,REGRAR,REPASSAR nossa verdadeira cultura.
Como diz o samba CAMARÃO QUE DORME A ONDA LEVA...tenho pra min que é o que está acontecendo a nós umbandistas e pais e mães de santo de várias nações,estamos perdendo o foco que seria o de perpetuar nossa crença através de novos adeptos,porém sem perder o FUNDAMENTO.
Somos conscientes que o progresso fez muitas vezes  mudarmos maneiras de "despachos",porém tudo pela natureza é aceitável,haja visto que nossa crença é a de que na natureza temos força, mas isto não é desculpa para absurdos.
Apesar de saber que muitos pregam que muita coisa é tradição e não fundamento ainda sou do tempo de bater cabeça,pedir a benção,inclusive do apadrinhamento,não comer arroz com galinha(independente de onde é feito),,respeitar o salão do santo da casa mesmo que seja uma terreira de exú, pois hoje vemos exús derramando bebidas como se fosse água  nos salões etc...tudo isso para min é cultura e não tradição,mas quem somos nós para definir o que é certo ou errado para cada um  não é mesmo?

Por isto e tantos outras coisas que sabemos existir em nosso meio  o retorno de DELEGADOS  atuantes na federação para min é o ideal.
Gostaria de deixar claro que nada tenho contra os novos pais de santo,muito pelo contrário é graças a nova geração dentro de nossa religião que fez com que crescêssemos no meio da multidão infildável de cristãos,porém esta mesma nova geração se não for bem direccionada afasta pessoas do bem e traz a nossa companhia pessoas crédulas apenas no que veem e não na verdade passada por nossos ancestrais,dentro de nossa filosofia maior que é a fraternidade com sabedoria.

cont...

Nenhum comentário:

Postar um comentário